BRASIL

Instituto Ser + celebra 7 anos de experiência com Programas para o desenvolvimento das juventudes

redacao@revistabrasilia.com.br | Instituto Ser   -   24 de abril de 2024

As melhores histórias sempre começam com um sonho. Porém, a do Instituto Ser + é um pouco diferente, pois seu início não se dá por meio da realização de um, mas sim pelo sentimento de inquietude pela impossibilidade de sua conquista. 

“Aos 48 anos, soube que não poderia realizar o meu maior sonho e isso quase me paralisou”, conta Sofia Esteves, fundadora e Presidente do Instituto Ser +. Na época, ela enfrentou uma barreira para realizar um desejo que tinha desde menina: abrir um orfanato. Era um sonho cultivado por anos – que inclusive influenciou sua escolha de formação em psicologia – e foi impedido de se concretizar, visto que havia empecilhos legislativos para criar uma nova instituição.

Apesar da frustração, ela não queria se conformar e deixar aquele sonho tão especial morrer. Ao dialogar com profissionais da Vara da Infância, Sofia enxergou que aquele momento não se tratava apenas de um desafio, mas de uma oportunidade. Com as orientações dos profissionais, ela entendeu que precisava sim abraçar órfãos brasileiros, mas os órfãos do mercado de trabalho, aqueles jovens que não tinham oportunidades.

Do sentimento de inconformidade, da crença do potencial da juventude e do desejo genuíno de transformar o cenário dos jovens brasileiros, nasce o Instituto Ser +. No mês de setembro, completamos 7 anos de existência e, nesse período, já atendemos mais de 15mil jovens e inserimos 70% deles no mercado de trabalho formal.

O Ser + reflete em sua atuação diária todo o propósito que motivou sua fundação. O protagonismo jovem continua sendo nossa força motriz, o que nos impulsiona a ir cada vez mais longe. A organização social que iniciou suas atividades com poucas centenas de jovens em São Paulo, hoje está presente no Rio de Janeiro, Salvador, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, impactando mais de 4.000 adolescentes por ano. Além disso, há 3 anos consecutivos, somos reconhecidos como uma das 100 Melhores Ongs do Brasil.

Acreditamos que todo jovem tem o potencial para realizar seus sonhos e escrever as próprias histórias e, por isso, cultivamos o espírito de inquietude e inconformidade que fomentou a fundação do Instituto, pois queremos impactar cada vez mais jovens.

Parabenizamos todos que fazem parte dessa história: jovens, com toda sua garra e energia para conquistar; parceiros e voluntários, que apoiam nossas ações e acreditam em um futuro em que todos podem ser mais; e colaboradores, que têm em sua atuação profissional a missão de transformar vidas. 

Compartilhe