ENTRETENIMENTO

Clássico da Vinícola Aurora está chegando aos consumidores em uma nova versão

Por MCom Comunicação.  -   20 de abril de 2024

Vinho para acompanhar sobremesas é elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet. Bebida está à venda em lojas de varejo e em e-commerces parceiros

Um clássico da Vinícola Aurora está chegando aos consumidores em uma nova versão. O Colheita Tardia Tinto está em distribuição pelo Brasil complementando o portfólio da empresa, que já conta com a variedade branca desde 2002. Este vinho doce estreia no mercado com a histórica safra 2020.

O Colheita Tardia Tinto está à venda nas principais lojas de varejo e em e-commerces parceiros da Aurora. Com preço médio de R$ 20, a bebida é comercializada em embalagem de 500ml e tem teor alcoólico de 12%. O vinho é o resultado da escolha das uvas Cabernet Sauvignon (50%) e Alicante Bouschet (50%).

Com excelente maturação, o Colheita Tardia Tinto tem cor intensa, com tonalidade violácea. O aroma com tipicidade pronunciada, apresenta notas de cacau, menta, uvas passas e frutas vermelhas como mirtilo e jabuticaba. Doce, encorpado e persistente, é um produto muito equilíbrio entre álcool, acidez e doçura, sendo ótima opção para acompanhar sobremesas.

O enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio, explica que o Colheita Tardia é um vinho elaborado com uvas quase pacificadas. Ou seja, uvas que são deixadas propositalmente nas videiras por mais semanas após a data ideal de colheita. O processo resulta na desidratação e, consequente, no aumento da concentração de açúcar da fruta.

“Para desenvolver o vinho, procuramos variedades de uvas que pudessem dar as características necessárias para Colheita Tardia Tinto. Para esta versão, selecionamos a Cabernet Sauvignon pela carga tânica e a Alicante Bouschet pela cor e acidez”, revela.

Muito diferente do Aurora Colheita Tardia Branco, a nova versão traz as grandes características dos clássicos vinhos de sobremesa tintos. Zilio explica que o produto é extremamente encorpado, com bastante equilíbrio.

“O novo Colheita Tardia segue a linha de vinhos de sobremesa tintos, muito diferente do que o consumidor está acostumado na nossa versão branca. O aroma do Colheita Tardia Tinto é predominantemente de frutas vermelhas e negras, com um sutil toque de madeira”, destaca.

Aposte no consumo com sobremesas

Por ser um vinho doce, a sugestão é que o Aurora Colheita Tardia Tinto seja harmonizado com sobremesas. A bebida acompanha muito bem chocolate 70% e pratos à base de frutas vermelhas, como explica o enólogo e sommelier da Vinícola Aurora.

“É importante ter cuidado para a doçura da sobremesa não ser maior que a do vinho, assim a combinação ficará perfeita. O Colheita Tardia Tinto harmoniza com o clássico mousse de chocolate, com cheesecakes, sorvetes de passas ao rum ou de torta alemã, mil folhas, crème Brúlèe e até mesmo com o tradicional sagu da Serra Gaúcha”, aconselha o especialista William Paim.

A recomendação é que Colheita Tardia Tinto seja servido entre 12ºC e 14º. Entretanto, por conta das temperaturas mais altas, Paim sugere oferecer o vinho doce um pouco mais geladinho, em torno de 10ºC.

“Para chegar a esta temperatura, basta colocá-lo 40 minutos na porta da geladeira antes de tomar. É um produto leve, fácil de consumir pelo seu perfil gastronômico, sendo também uma boa alternativa para quem quer começar a tomar vinho”, ensina o enólogo e sommelier da Aurora.

Compartilhe