ENTREVISTA & DEBATE

Romance Coité e o olhar para os deficientes visuais

redacao@revistabrasilia.com.br (Foto: Divulgação)  -   1 de maio de 2024

O último censo demográfico divulgado pelo IBGE revelou que 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Desse total, 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão. Apesar disso, essas pessoas enfrentam a escassez de iniciativas públicas e particulares que garantam seu acesso a educação e cultura.

Pensando nisso, Djalmir Bessa, autor do romance Coité, decidiu disponibilizar gratuitamente o seu livro em áudio. A história retrata a seca do final do século XIX que assolou a vila baiana Nossa Senhora da Conceição de Coité, enfatizando a valentia heróica de suas mulheres. 

“Para escrever é necessário ler e ler muito. Devo a minha mãe este hábito. Ela me incentivou desde que tinha 12 anos. Morávamos em Goiânia, não havia televisão, tampouco internet e eu era frequentador assíduo da biblioteca pública. Para escrever o livro, me inspirei no escritor Paulo Setúbal, que romanceava fatos históricos. A dedicação da obra aos deficientes visuais foi sugestão de uma amiga que trabalha com eles”, conta Bessa.

O áudio da história está disponível pelo YouTube, no canal Ana Miranda Bessa, esposa do autor, importantíssima em todo o processo de produção da obra.

Compre Livro - Clique aqui.

Compartilhe