GERAL

Parlasul debaterá sobre a Agenda externa regional

DA REDAÇÃO (REVISTA BRASÍLIA), COM Parlasul.  -   22/08/2019

Nesta próxima segunda-feira (26), o Parlamento do MERCOSUL realizará sua LXVI Sessão Ordinária, na sua sede do Edifício MERCOSUL, cidade de Montevidéu, Uruguai.

Desde as 8h o PARLASUL começará seus trabalhos com as reuniões das Comissões Permanentes que debaterão sobre os diversos projetos e propostas que requerem de análise e aprovação antes de passar ao Pleno.

Posteriormente, sobre as 9:30hs, se dará início ao debate da Ordem do Dia da LXVI Sessão Plenária do Organismo. Se destaca uma Proposta que declara o mais enérgico repudio as políticas migratórias do governo dos Estados Unidos da América de separar menores de idade de seus pais ao chegar a esse país em busca de asilo.

Por outra parte, será estudada uma Proposta de Recomendação na qual o PARLASUL insta ao Conselho do Mercado Comum (CMC) a implementar as ações necessárias tendentes a aprofundar o Projeto Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM), que é uma “ferramenta de participação e reflexão dos jovens no processo de Integração Regional”.

Finalmente, o PARLASUL estudará uma Proposta de Recomendação que busca harmonizar as normas regulatórias nacionais e regionais vinculadas à doação e transplante de órgãos.

A transmissão da Sessão, nos três idiomas oficiais do Parlamento do MERCOSUL (espanhol, português e guarani), poderá ser acompanhada de forma simultânea através do Portal do Parlamento do MERCOSUL, no Youtube e na Antel Vera TV.

Ciclo de Debates
No dia seguinte, terça-feira (27), o Parlamento do MERCOSUL realizará um novo evento de seu Ciclo de Debates: MERCOSUL e o Futuro da Integração Regional, neste caso referente a “Agenda externa regional e investimentos”.

No mês de abril, a primeira instância deste Ciclo de Debates tratou a respeito da atual situação da integração regional sul-americana e do MERCOSUL e da integração que necessitamos para o futuro, desde perspectivas acadêmicas e parlamentarias.

Nesta segunda instância, se pretende abordar o panorama da agenda externa do MERCOSUL desde visões institucionais e acadêmicas plurais, que contribuam a reflexão e ao debate parlamentar.

Destacam-se entre os expositores, o Ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Sr. Rodolfo Nin Novoa; o Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Deputado Daniel Caggiani; pela Rede Sul-Americana de Economia Aplicada, Sra. Cecilia Alemany; o Embaixador de Brasil ante ALADI e MERCOSUL, Sr. Bruno Bath; o Secretario Geral da ALADI, Sr. Alejandro De La Peña; pelo Ministério de Economia do Uruguai, Sr. Juan Labraga e também pela Rede Sul-Americana de Economia Aplicada e DECON/Faculdade de Ciências Sociais UDELAR, Uruguai, Sr. Marcel Vaillant.

O evento será transmitido pela página de Facebook do Parlamento do MERCOSUL.

 
Imprimir

Compartilhe